Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ementa S. Valentim...

por MecatronicGirl, em 12.02.15

Olá, como vos tinha prometido vou dar algumas sugestões do que poderão confecionar neste dia de mais romantismo!

Infelizmente não tenho fotografias minhas, e as receitas normalmente não vêem da minha cabeça( só pequenas alteraçãoes) normalmente pesquiso e depois misturo um bocadinho algumas ideias.. Não sou muito criativa.

A ideia que vos dou é a que possívelmente irei fazer para o meu companheiro, com as coisas que mais gosta!!

- Entrada : Gambão Grelhado ( ainda tenho alguns congelados que não ulilizei na passagem de ano)

- Prato principal : Bacalhau com Natas (à minha moda) / Risotto de cogumelos e miolo camarão (à minha moda)

- Sobremesa : Tiramissu ( +/- à minha moda)

 

 Gambão Grelhado : Temperar com piri -pri , alho , pimenta preta ... deixar algum tempinho a marinar e depois  grelhar!! 

 Bacalhau com Natas

images (2).jpg

 

Ingredientes: Bacalhau desfiado // Miolo de camarão (a gosto) // 1 + 1/2 pacote de Natas de soja (normalmente uso do Pingo doce) // 1 pacote de molho bechamel ou molho de natas para bacalhau // 1 pacote de batatas palha ( nunca coloco o pacote todo) // queijo mozzarela // piri-piri // pimenta -preta // salsa // louro // noz moscada.

 

Faço um refogado com azeite e cebola, junto o bacalhau desfiado e o miolo de camarão. Tempero com piri-piri, pimenta -preta, salsa, louro e um pouco de noz moscada. Juntar as Natas e ir mexendo até começar a ferver, deixar apurar um pouco. Juntar as batatas aos poucos intercalando com o bechamel. deixar fever e engrosasar um pouco.

Colocar numa travessa de ir ao forno, polvilhar com queijo mozzarela ralado e ir ao forno (+/- 10 min a 200ºC)

 

Risotto de Cogumelos e miolo de camarão 

img.jpg

Ingredientes: 1 copo de arroz risoto, 1 litro de água // 1 pacotinho caldo de peixe // cogumelos frescos // miolo de camarão // 1 dl de vinho branco // piri-piri // sal // pimenta - preta // salsa.

Faço um refogado com a cebola e azeite, junto o vinho deixo evaporá-lo, depois junto os vários cogumelos laminados e vou mexendo até largarem a água depois junto o miolo de camarão. Quando vejo que os cogumelos e o miolo de camarão já estão apuradinhos ( os cogumelos frescos perdem muita água e "mingam" muito) junto o  risoto e misturo bem, depois vou acrescentando a água ( 1 l) em que disssolvi o caldo de peixe. Convém ir mexendo sempre e provando o arroz, eu gosto dele cozido mas não em demasia.

Já no prato podem colocar um bocadinho de quaijo ralado! 

 

Tiramissu

images (3).jpg

 

Ingredientes: 250g de mascarpone// +/- 12 biscoitos de champanhe // 1 pacote de Natas // (+/-) 6  colheres de sopa de açucar // Licor de café (2 colheres de sobremesa) // cacau // café expresso (3) 

Bater  as natas  com o açúcar, até obter uma consistência espessa,  adicione o mascarpone e continue a bater, creme deve ficar bem firme.
Deite o café e o licor num prato de sopa e ensope  os biscoitos de champanhe ( pouco para não ficarem moles)

Coloque numa taça uma camada de biscoitos, depois o creme, polvilhe com o cacau (uso o coador para ficar fininho) + uma camada de biscoitos e uma de creme. Levar ao frigorifico, normalmente durante a noite e até à hora de refeição, antes de servir, polvilhar com caccau.

 

Espero que vos tenha deixado com água na boca, porque eu já estou 

 

Peço-vos desculpas mas as imagens foram retiradas da internet, mas são os mais parecido com o que eu faço, para a próxima vez que fizer já vou fotografar!

Autoria e outros dados (tags, etc)




Calendário

Fevereiro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D



Favoritos